5º ano 2015

5º ano 2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Projeto Sustentabilidade- Visita ao Aterro Sanitário de Caxias do Sul

PROJETO MEIO AMBIENTE: - VAMOS CUIDAR DO QUE É NOSSO?

É preciso despertar nos alunos e comunidade escolar o interesse pelas questões ambientais, por isso nossos alunos foram conhecer o Aterro Sanitário de Caxias do Sul;

Aterro Sanitário

CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS (CTR) RINCÃO DAS FLORES
A Prefeitura de Caxias do Sul inaugurou em abril de 2010 o novo aterro sanitário, construído na localidade de Rincão das Flores, distrito de Vila Seca. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) recebeu da Fepam a Licença de Operação (LO) no dia 22 de abril. Em seguida, iniciaram as operações. As primeiras semanas foram de testes e ajustes.

Atualmente, a CTR encontra-se em plena operação e representa um avanço muito grande para o Município de Caxias do Sul em relação ao outras cidades do Estado e do País.

O novo aterro, projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias, é gerenciado pela Semma e operado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA). O projeto prevê futuramente produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição do lixo.
Localizado numa área de 275 hectares, a CTR foi preparada para garantir proteção ambiental de acordo com as exigências dos órgãos licenciadores. Conforme os técnicos, camadas de argila compactada e membranas de polietileno de alta densidade (PEAD) evitam qualquer tipo de contaminação do solo. Todo chorume (líquido resultante da decomposição do lixo) é canalizado e tratado, resultando em água descontaminada que pode ser utilizada em irrigação.
De acordo com engenheiros da SEMMA, não existe tratamento similar no Brasil.

Aterro Sanitário

É um depósito que, antes de receber o lixo orgânico, é preparado para evitar a contaminação do meio ambiente. Em Caxias do Sul, o Aterro Sanitário São Giácomo (já desativado) foi estruturado com modernas tecnologias para evitar que o chorume e o gás metano poluam o solo, a água e o ar.
A partir de 2010, o lixo orgânico da cidade passou a ser depositado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, em Vila Seca. Trata-se de um moderno aterro, que segue todas as normas ambientais e prevê inclusive produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pelo lixo.
 

Lixão

São depósitos de lixo a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. Podem ser de dois tipos: oficiais (de conhecimento do Poder Público) ou clandestinos. É comum o lixão contaminar o solo, o subsolo e os lençóis freáticos, destruindo a vegetação nas proximidades e poluindo a água. CAXIAS DO SUL NÃO TEM LIXÃO OFICIAL.




http://www.codeca.com.br/servicos_aterro_sanitario.php


Nossos alunos foram visitar o aterro para conhecer o tratamento que o lixo recebe
 em nossa cidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário