5º ano 2015

5º ano 2015

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Objetos Simbólicos e sua representação

Todos nós damos a algum objeto um significado especial. Os alunos do 5º ano também tem. E eles representaram esse objeto de duas maneiras distintas. 
Em um estudo sobre formas figurativas, nas aulas de Artes, com a Profª Adriana, os objetos foram representados através do desenho de observação.
Nas aulas de Tecnomídias,
com a orientação da Profª Elisabete, os alunos estudaram fotografia estereoscópica, primeiramente através de explicação com apoio de uma apresentação de slides sobre fotografia estereoscópica, e, posteriormente, acompanhando a produção nesta técnica de uma fotografia desse objeto significativo, para que, com óculos de filtro colorido (vermelho e azul), pudessem dar ilusão de maior profundidade. Foram feitas duas imagens de cada objeto, um para cada olho.
E para que fossem vistas com o óculos de filtro, as imagens foram editadas no software gratuito Anaglyph Maker, que pode ser baixado no link: http://www.stereoeye.jp/software/index.html. Para visualizar, os alunos produziram os óculos estereoscópicos anaglíficos, cujo molde e instruções de confecção se encontram no site da NASA: http://stereo.gsfc.nasa.gov/classroom/glasses.shtml.

Abaixo as imagens criadas para serem visualizadas com óculos anaglíficos (de filtro vermelho e azul):














Exposição realizada no refeitório da escola:




Alunos do 5º ano, usando os óculos estereoscópicos confeccionados por eles:



Um comentário: